terça-feira, 18 de agosto de 2015

Análise Didática


A análise didática é um termo criado por Sigmund Freud (1856 – 1939) e adotada pela International Psychoanalytical Association (IPA) em 1925. É uma formação obrigatória que se constitui através de uma psicanalise com um analista muito experiente. Está destinada a quem pretende seguir a profissão de psicanalista.

Foi criada por Carl Gustav Jung (1875 – 1961) quando trabalhava com Eugen Bleuler (1857 – 1939). Sigmund Freud operacionalizou o termo realçando a necessidade de submeter aqueles que queriam ser terapeutas a uma psicanalise didática. Estes autores defendida que eles próprios eram afetados pelos mesmos problemas psicológicos que os seus pacientes.

 A analise didática enraizou-se espontaneamente no seio do mundo da psicanalise e foi elaborada na famosa Sociedade das Quartas-Feiras, origem da Sociedade de Psicanalise de Viena. A transferência e a contra-transferencia foram reflexões obrigatórias e a constituição de regras rígidas foram impostas, em especial nos relacionamentos entre terapeutas e pacientes. A Analise Didática marcou todos os grandes debates dentro da psicanalise e promoveu muitas ruturas entre os diversos autores pelo mundo inteiro.

 

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